Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

“Rock It” (uma série de ilustrações com algumas das maiores parcerias na música das últimas décadas)

TRAÇO DE MESTRES

Muitas vezes o encontro de duas estrelas da música é cercado de tanta expectativa que acaba decepcionando. Não é o caso das parcerias escolhidas pelos ilustradores POL e Sakiroo Choi. A dupla resolveu se juntar e transformou suas escolhas em personagens gráficos que fizeram parte de uma exposição na Coreia do Sul

Por Piti Vieira

Depois de alguns meses de trabalho conjunto, o colombiano Jean Paul Egred, conhecido como POL, e o coreano Sakiroo Choi finalizaram seu primeiro projeto intitulado “Rock It”, uma série de ilustrações com algumas das maiores parcerias na música das últimas décadas. A escolha dos artistas pelos ilustradores foi feita de acordo com o gosto musical dos próprios e traz duplas como Bowie e Mercury na clássica Under pressure, Eddie Van Halen e Michael Jackson em Beat it, Kanye West e Daft Punk em Stronger, Aerosmith e Run DMC em Walk this way e Johnny Cash e Bob Dylan com o disco Sessions.
Parte de uma série de projetos chamada de East meet west, que junta criativos ocidentais e orientais, o que começou como uma homenagem a grandes músicas foi ganhando adeptos e virou uma exposição com mais oito artistas de cada país chamada According to them (De acordo com eles), que aconteceu recentemente em Seul, na Coreia do Sul. O processo de criação das imagens de Choi e POL fará parte de um minidocumentário, que deve sair em breve. Confira a série de cinco ilustrações e entenda também por que essas faixas merecem ser celebradas.


1. Under pressure, David Bowie e The Queen

Bowie apareceu no estúdio onde o Queen gravava o disco Hot space (1982), para participar dos vocais de apoio da canção Cool cat. Ele não gostou do resultado e a versão final acabou saindo sem a sua voz. Para não perder a viagem, o cantor acabou improvisando com os quatro integrantes do Queen (o vocalista Freddie Mercury, o baixista John Deacon, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor) e saiu Under pressure.


2. Beat it, Michael Jackson e Eddie Van Halen

Eddie foi um convidado surpresa em Beat it, terceiro single do disco pop mais bem-sucedido de todos os tempos, Thriller. Seu solo de guitarra durou 20 segundos e levou meia hora para ser gravado. Foi um favor para Quincy Jones, produtor do álbum e famoso músico no cenário da música negra americana.



3. Walk this way, Aerosmith e Run DMC

Em 1986, o Aerosmith estava em decadência depois de fracassados álbuns, brigas internas e excessos com drogas. A parceria com o Run DMC foi a volta por cima de Steven Tyler e companhia. A música saiu no álbum Raising hell, do Run DMC e, pela primeira vez, misturaram rap e rock.


4. Sessions, Bob Dylan e Johnny Cash

Em 1969, quando Dylan fazia o disco Nashville skyline, Cash apareceu no estúdio e os dois gravaram mais de vinte músicas. Só duas entraram no disco. O resto foi lançado somente em 1994 no álbum The Dylan/Cash sessions.


5. Stronger, Kanye West

A música faz parte do álbum “Graduation” do astro americano do hip-hop e ganhou um Grammy como “melhor performance solo de rap”. A canção contém um sample de Harder, better, faster, stronger, do duo francês Daft Punk, que recebeu o crédito pela composição e apareceu, com seus trajes robóticos, no vídeo da música.

Fonte:  http://www.revistastatus.com.br/2013/03/21/traco-de-mestres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário