Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Audiência pública mobiliza Paraipaba em defesa do meio ambiente

Sociedade civil de Paraipaba participa da audiência
Movimento “S.O.S. Morro de Lagoinha” leva a sociedade de Paraipaba a refletir e se engajar na luta pelo meio ambiente do Município. Uma multidão lotou o plenário da câmara de vereadores de Paraipaba no início da noite da quarta-feira (27 de outubro) para debater a situação do morro símbolo da praia de Lagoinha, um monumento natural ameaçado de desaparecer por causa da ação humana e das intempéries.
 
Grande representatividade dos setores produtivos e sociais do Município

Conquista do movimento, uma audiência pública unificada entre a Assembleia Legislativa do estado do Ceará e a Câmara Municipal de Paraipaba, e presidida pelo vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado estadual Acrisio Sena, reuniu vereadores, associações, empresários, pescadores, intelectuais, ambientalistas, cientistas, Secretária Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Ministério Público e a gestão municipal.

Deputado estadual Acrísio Sena preside a audiência pública

O programa “Cientista-chefe” do governo estadual apresentou um amplo relatório contendo o diagnóstico e propostas de intervenção imediata dos poderes públicos para evitar que o morro de Lagoinha desapareça.

Vereadores compareceram à audiência pública

Vereadores participaram das discussões
O ambientalista Célio Laurentino (o Célio Pescador) entregou à SEMA uma proposta de intervenção para minorar a situação do Morro. Fruto do conhecimento vivencial, a proposta visa providências imediatas a ser adotadas antes da chegada da "quadra invernosa" que deverá agravar ainda mais a situação do cartão postal de Lagoinha.

Célio Pescador entrega proposta para cientista da SEMA

A prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, se comprometeu a tomar todas as providências necessárias para a preservação e recuperação do Morro de Lagoinha. 

Prefeita Ariana Aquino reafirma compromisso em relação à questão ambiental do Município
Foram entregues à Assembleia Legislativa e SEMA várias denúncias envolvendo outras irregularidades ambientais em Paraipaba, principalmente problemas referentes à carcinicultura e a degradação causada por essa atividade. Moradores do distrito de Camboas denunciaram a destruição de aproximadamente 11 lagoas naturais no Município e pediram providências às autoridades presentes.  

Gestão municipal, poder legislativo e sociedade civil representados na audiência pública

 

Encaminhamentos:

A audiência pública encaminhou a criação de um grupo de trabalho com sociedade civil, prefeitura, câmara municipal, SEMA, ministério público e assembleia legislativa para dar segmento às providências necessárias em relação ao morro de Lagoinha, organizar uma nova audiência pública que será realizada no distrito de Camboas e avançar na identificação e discussão de outras situações ambientais que necessitem atenção em Paraipaba.

Deputado Estadual Acrísio Sena (no centro da foto)

O evento está sendo considerado um marco histórico para o Município e para o meio ambiente da região e representa uma grande vitória para a sociedade civil que “apressa o passo” na conscientização ecológica da população e no cuidado com o patrimônio natural da Paraipaba. Com mais essa ação, o Movimento S.O.S. Morro de Lagoinha se consolida como uma força mobilizadora e de articulação no tocante à causa ambiental em Paraipaba.

 

Da editoria de meio Ambiente.

 

 

domingo, 24 de outubro de 2021

Vila Pôr do Sol revela as suas identidades criativas

 

Filtro de barro decorado pela artesã Andressa

Vila Criativa - O fomento ao bairro criativo da Vila Pôr do Sol cumpriu mais uma etapa. No dia 22 de outubro/2021, o "Grupo Base de Trabalho" formado por moradores da comunidade se reuniu com os consultores do Coletivo Território Criativo, Instituto Landuá das Artes, Instituto Serviluz e com a Coordenação de Cultura da Prefeitura de Paraipaba para discutir os valores e as identidades a ser trabalhadas na jornada formativa e de planejamento estratégico que está criando as condições para o desenvolvimento sustentável local baseado na economia criativa.

A metodologia utilizada foi novamente Grupo Focal do tipo "cadeiras na calçada" com emersão guiada das memórias, significados e significantes historicamente arrmazenadaos nas lembranças individuais e coletivas. Foi também utilizada a análise dos discursos e a participação observante de membros da equipe que está conduzindo a tecnologia social "Pró-Polos Criativos" na Comunidade.

Outras ferramentas metodológicas que vêm sendo utilizadas ao longo de todo o trabalho são:  Aplicação de questionários semiestruturados, entrevistas aprofundadas e etnografia com a geração de diários de campo por pesquisadores do Coletivo Território Criativo e Instituto Serviluz.

Uma atenção especial tem sido dedicada a três grupos estratégicos da comunidade: Crianças, Jovens e Idosos. Com esses atores as técnicas empregadas são oficinas, arte-educação, história oral e entrevistas em profundidade.

Oficina com crianças realizada pelo Instituto Serviluz

Resultados parciais:

Três identidades prioritárias foram definidas para ser trabalhadas pelo Pró-polos e pelo projeto Vida e Cores da Prefeitura de Paraipaba:

  1. Vila de Pescadores;
  2. Vila de Trabalhadores e Serviços;
  3. Vila de Arte e Cultura.

Três valores foram adotados pelo coletivo como guia e base para as ações comunitárias no âmbito do bairro criativo:

  • Esperança;
  • Coragem;
  • União.

Prossegue também o mapeamento de atores e ativos criativos da Vila Pôr do Sol: 

Vestido em crochê produzido pela empreendedora Kátia


Oficina de costura da Fabiana que trabalha com Bruna, empreendedoras e criativas.   

Quanto mais avança a imersão do projeto na comunidade, mais se revela um bairro empreendedor e criativo com uma surpreendente quantidade e diversidade de negócios e trabalhadores vinculados aos setores da economia criativa. O mapeamento prossegue e deve revelar outros empreendimentos e agentes criativos da Vila Pôr do Sol que vai se firmando como uma autêntica Vila Criativa.

Vida e Cores nas Comunidades

O encontro também contribuiu para os preparativos voltados para receber as ações do projeto "Vida e Cores" que se dispõe a melhorar a estética, paisagem e urbanização da localidade. Foram definidas sugestões para nomes de ruas e logradouros da Vila Pôr do Sol. E as suas identidades e valores devem orientar as futuras intervenções da prefeitura.

 

Da editoria de Economia Criativa. 

 

sábado, 23 de outubro de 2021

Audiência pública discutirá a situação do morro símbolo de Lagoinha

 

Dia 27 de outubro, 18h, na Câmara dos Vereadores de Paraipaba, haverá uma audiência pública conjunta entre a Assembleia Legislativa do Ceará e o legislativo local. Em pauta, a situação do Morro de Lagoinha, um monumento natural, uma duna que vem sendo deteriorada pela ação humana, da natureza, e pelo descaso de sucessivas gestões públicas omissas ao longo de décadas, correndo o risco de desaparecer.

A audiência está sendo mobilizada numa perspectiva de concertação, para tentar minorar o problema ( o morro está sofrendo com voçorocas, uma delas com 12 metros de profundidade, 20 metros de largura, e mais de 100 metros de extensão) que pode se agravar mais ainda com a chegada do período de chuvas.

A sociedade civil através do Movimento S.O.S.Morro de Lagoinha vem empreendendo esforços junto aos poderes públicos municipal e estadual para assegurar a recuperação e preservação do morro que é símbolo da praia de Lagoinha e do turismo nacional.

Audiência Pública unificada Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Paraipaba

Pauta: Situação do morro de Lagoinha e busca de soluções para a sua recuperação e preservação  

Data: 27/10/2021

Local: Câmara de Vereadores de Paraipaba

Horário: 18h. 

 

Da editora de meio ambiente. 

 

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Mobilização dos Fruticultores de Itapajé recebe adesão da Assembléia Legislativa do Ceará

 

Na manhã do dia 21 de outubro de 2021, foi apresentado, na sede da EMATERCE em Itapajé, o resultado do planejamento das ações dos fruticultores do município. O evento, realizado pela Associação dos Agricultores Familiares do Município de Itapajé e Adjacentes em parceria com o Coletivo Território Criativo, SEBRAE, EMATERCE e Prefeitura de Itapajé, apresentou o planejamento realizado durante o “1º Seminário de Revitalização da Fruticultura do Município de Itapajé/CE”. Também foram apresentados os primeiros resultados das ações de curto prazo, e definidas correções de rumos, além de estipulados novos objetivos e ações para os agricultores e parceiros.

 

Representantes dos fruticultores e parceiros estratégicos

A CDL local também participou e colaborou com as discussões juntamente com a secretaria de desenvolvimento econômico e secretaria de agronegócio da gestão municipal.

 


Foram tomados encaminhamentos importantes como a solicitação de agenda com a prefeita de Itapajé, com as secretarias de agricultura e secretaria de meio ambiente do governo do estado, e com outros órgãos e instituições.

 

O SEBRAE se comprometeu com a elaboração de projeto técnico para construção de uma indústria de beneficiamento para a fruticultura de Itapajé.

Equipe do Sebrae regional e o SEBRAE estadual apoiam a iniciativa

 
Coletivo Território Criativo e Sebrae orientam tecnicamente a mobilização dos fruticultores

Secretária de desenvolvimento econômico de Itapajé, Carla Jane, colabora com o evento

Edilson Gomes - Referência da agricultura de Itapajé

E a mobilização dos agricultores ganhou o engajamento da Assembleia Legislativa do Ceará por meio da participação do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, deputado estadual Acrisio Sena.

Deputado Estadual Acrísio Sena
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrisio Sena, falou sobre o evento👇👇👇😉:




 

Da redação.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Encontro discute a requalificação da fruticultura de Itapajé

 


A Associação dos Agricultores Familiares do Município de Itapajé e Adjacentes em parceria com o Coletivo Território Criativo, SEBRAE, EMATERCE e Prefeitura de Itapajé, realiza o Encontro: “Agricultores Familiares de Itapajé pela Requalificação da Fruticultura”. O evento acontece na sede da EMATERCE, no município, com o intuito de apresentar o planejamento realizado no “1º Seminário de Revitalização da Fruticultura do Município de Itapajé/CE”, algumas ações já realizadas, fazer correção de rumos, e avançar com uma agenda positiva de apoio à fruticultura local.

Data: 21 de outubro

Horário: 8h

Local: Sede da EMATERCE em Itapajé

 

 

Da redação.