Filtro de barro decorado pela artesã Andressa |
Vila Criativa - O fomento ao bairro criativo da Vila Pôr do Sol cumpriu mais uma etapa. No dia 22 de outubro/2021, o "Grupo Base de Trabalho" formado por moradores da comunidade se reuniu com os consultores do Coletivo Território Criativo, Instituto Landuá das Artes, Instituto Serviluz e com a Coordenação de Cultura da Prefeitura de Paraipaba para discutir os valores e as identidades a ser trabalhadas na jornada formativa e de planejamento estratégico que está criando as condições para o desenvolvimento sustentável local baseado na economia criativa.
A metodologia utilizada foi novamente Grupo Focal do tipo "cadeiras na calçada" com emersão guiada das memórias, significados e significantes historicamente arrmazenadaos nas lembranças individuais e coletivas. Foi também utilizada a análise dos discursos e a participação observante de membros da equipe que está conduzindo a tecnologia social "Pró-Polos Criativos" na Comunidade.
Outras ferramentas metodológicas que vêm sendo utilizadas ao longo de todo o trabalho são: Aplicação de questionários semiestruturados, entrevistas aprofundadas e etnografia com a geração de diários de campo por pesquisadores do Coletivo Território Criativo e Instituto Serviluz.
Uma atenção especial tem sido dedicada a três grupos estratégicos da comunidade: Crianças, Jovens e Idosos. Com esses atores as técnicas empregadas são oficinas, arte-educação, história oral e entrevistas em profundidade.
Oficina com crianças realizada pelo Instituto Serviluz |
Resultados parciais:
Três identidades prioritárias foram definidas para ser trabalhadas pelo Pró-polos e pelo projeto Vida e Cores da Prefeitura de Paraipaba:
- Vila de Pescadores;
- Vila de Trabalhadores e Serviços;
- Vila de Arte e Cultura.
Três valores foram adotados pelo coletivo como guia e base para as ações comunitárias no âmbito do bairro criativo:
- Esperança;
- Coragem;
- União.
Prossegue também o mapeamento de atores e ativos criativos da Vila Pôr do Sol:
Vestido em crochê produzido pela empreendedora Kátia |
Oficina de costura da Fabiana que trabalha com Bruna, empreendedoras e criativas. | |
Quanto mais avança a imersão do projeto na comunidade, mais se revela um bairro empreendedor e criativo com uma surpreendente quantidade e diversidade de negócios e trabalhadores vinculados aos setores da economia criativa. O mapeamento prossegue e deve revelar outros empreendimentos e agentes criativos da Vila Pôr do Sol que vai se firmando como uma autêntica Vila Criativa.
Vida e Cores nas Comunidades
O encontro também contribuiu para os preparativos voltados para receber as ações do projeto "Vida e Cores" que se dispõe a melhorar a estética, paisagem e urbanização da localidade. Foram definidas sugestões para nomes de ruas e logradouros da Vila Pôr do Sol. E as suas identidades e valores devem orientar as futuras intervenções da prefeitura.
Da editoria de Economia Criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário