Universidade, Gestores, Intelectuais e Movimentos discutiram Cultura e Desenvolvimento |
O Seminário “A Cultura e o Desenvolvimento do Ceará” aconteceu no dia 25 de janeiro, 2023, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no campus do Pici/UFC, e discutiu novos modelos e perspectivas inovadoras para o desenvolvimento do Ceará, reunindo acadêmicos, referências sociais e gestores públicos do estado, além de ONGs, Movimentos e organizações da Sociedade Civil.
Sec. Estadual de Juventude, Adelita Monteiro, com Joy Alves, Ana Cristina e Andreia Fernandes do Coletivo Território Criativo |
Temas como extensão universitária e o papel das universidades em relação ao desenvolvimento, qualidade de políticas públicas, e oportunidades para as juventudes, foram debatidos por convidados representantes de organizações e órgãos como, Coletivo Território Criativo/TC; Banco do Nordeste do Brasil/BNB; Movimento dos Trabalhadores Sem Teto/MTST; Universidade Federal do Ceará/UFC; Secretaria de Cultura do Estado do Ceará/SECULT; Movimento Sem Terra/MST; Secretaria do Trabalho do Governo do Estado do Ceará, Candeeiro Cultural, Vale Brasil de Inovação em Políticas Públicas e Impacto Social, e Secretaria de Juventude do Governo do Ceará.
Paulo Eduardo (Sukita) do Polo Criativo do Conjunto Ceará |
Além de personalidades, estudantes, pesquisadores, gestores e ativistas, o seminário também recebeu representantes do município de Paraipaba que colaboraram com os debates. Dedé Pacheco, Coordenador de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, apresentou os esforços que o município vem fazendo para apoiar a produção cultural local, e se colocou à disposição para a construção colaborativa de soluções criativas que respondam às demandas da cultura no território.
Dedé Pacheco - Coordenador de Cultura de Paraipaba |
Célio Laurentino - Presidente da Colônia de Pescadores de Paraipaba |
Grupos de trabalho, articulações institucionais e novos eventos darão sequência aos trabalhos colaborativos propostos no seminário.
Cosmos Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário