Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2022

Mulheres de Direitos - TC e Defensoria Pública atendem mulheres no Conjunto Ceará

 

Roda de Conversa sobre os direitos das mulheres

O Coletivo Território Criativo/TC e a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizaram no dia 30 de março de 2022, a ação “Mulheres de Direitos” com prestação de serviços e “roda de conversa” destinada à orientação do público feminino em relação aos seus direitos e formas de acessá-los. O evento aconteceu no Centro Cultural Patativa do Assaré/CCPA, no Polo Criativo do Conjunto Ceará.

Defensoria Pública do Estado do Ceará se reúne com mulheres no Polo Criativo do Conjunto Ceará
O “Mulheres de Direitos” é um dos muitos eventos que acontecem como parte das ações do Polo Criativo do Conjunto Ceará. O Polo Criativo é uma estratégia de desenvolvimento regional pautado na economia criativa e no desenvolvimento sustentável, e se orienta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS da ONU. Dessa forma, iniciativas como “Mulheres de Direitos” e parceiros como a Defensoria Pública do Estado do Ceará são fundamentais para o fortalecimento e efetividade do Polo Criativo do Conjunto Ceará e para o desenvolvimento humano, social, cultural, ambiental e econômico da região.

Evento disponibilizou materiais de formação e conscientização
O Coletivo Território Criativo adota os ODS como base para a sua atuação em relação ao desenvolvimento local, no fomento a Polos Criativos e em iniciativas como a Estratégia “Paraipaba+35” trabalhada no município de Paraipaba, no litoral Oeste do estado do Ceará.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, a partir da reunião de chefes de Estado e de Governo na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030:

1. Erradicação da pobreza

Desenvolve produtos ou serviços que beneficiam e melhoram a qualidade de vida de grupos economicamente vulneráveis. 

2. Fome zero e agricultura sustentável 

Apoia pequenos produtores de alimentos e a agricultura familiar.

3. Saúde e Bem-estar

Incentiva comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde.

4. Educação de qualidade 

Assegura que os funcionários de suas operações diretas e da cadeia de fornecimento tenham acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem

5. Igualdade de Gênero

Trata mulheres e homens de forma justa, com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. 

Respeita e apoia os direitos humanos e combate toda e qualquer discriminação à diversidade.

6. Água potável e Saneamento

Implanta estratégias de gestão da água que sejam ambientalmente sustentáveis  e economicamente benéficas na região hidrográfica onde atua.

7. Energia Acessível e Limpa

Aumenta sua eficiência energética, utiliza fontes renováveis e leva essas mesmas ações à sua cadeia de suprimentos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico

Garante condições de trabalho decente para funcionários em toda a sua operação e na cadeia de negócios e suprimentos. Cria empregos decentes e formais em setores intensivos em mão de obra. Educa e treina para o trabalho.

9. Indústria, Inovação e Infra-estrutura

Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios Que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente.

10. Redução das desigualdades

Cria e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que visam explicitamente às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas. Desenvolve políticas de compras que beneficiam pequenas empresas da região em que atua.

11. Cidades e comunidades sustentáveis

Pesquisa, desenvolve e implanta produtos e serviços que melhoram o acesso a edifícios resilientes, mobilidade eficiente, limpa e moderna e a espaços comuns verdes. 

Reflete sobre as melhores políticas de deslocamento e mobilidade de Funcionários, bem como de produtos e matéria-prima, dentro do contexto urbano.

12. Consumo e produção responsáveis 

Desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade.

13. Ação contra a mudança global do clima

Reduz substancialmente as emissões associadas às operações próprias e às da cadeia de suprimentos, em alinhamento com os mecanismos de regulação climática.

14. Vida na água 

Pesquisa, desenvolve e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que eliminam impactos nos ecossistemas oceânicos e colaboram para sua restauração.

15. Vida terrestre

Implementa políticas e práticas para proteger os ecossistemas naturais que são afetados por suas atividades e pelas ações de sua cadeia de suprimentos.

Investe em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de produtos, embalagens biodegradáveis, proporcionando assim uma mudança na própria indústria.

16. Paz, justiça e instituições eficazes

Identifica e toma medidas eficazes contra a corrupção e a violência, nas suas próprias operações e nas de sua cadeia de abastecimento.

17. Parcerias e meios de implementação

Atua em conjunto com o governo e sociedade civil em prol dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável

_________________________________________________

O time de mulheres do Coletivo Território Criativo estuda novas ações em parceria com a Defensoria Pública do Estado, no Polo Criativo do Conjunto Ceará e em outras comunidades atendidas pelo TC.


Por Cosmos Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário