Célio Laurentino dos Santos (o Célio Pescador) presidente da Colônia Z-25 |
O presidente da colônia de pesca Z-25, que representa os pescadores, marisqueiras e aquicultores de Paraipaba, Célio Laurentino dos Santos (o Célio Pescador), foi entrevistado pelo Jornal Diário do Nordeste para a reportagem "Carpinteiros navais e pescadores usam conhecimento ancestral para manter ofícios e tradição no Ceará", matéria publicada no dia 25 de agosto de 2023.
Na entrevista, Célio Pescador falou da situação do trabalho dos homens e mulheres do mar, que sofrem com os prejuízos ambientais. Segundo ele, espécies como ariacó, sirigado e cangulo do papo amarelo já não aparecem mais na região.
"O cuidado que poderíamos ter em relação ao mar da Lagoinha é proteger os arrecifes, porque são constantemente explorados por pescadores diante da necessidade. A pesca predatória, algo centenário, ainda ocorre", disse. "Eu vejo muito lixo dentro do mar, sacolas de plástico, restos de vasilhames e uma diversidade. O oceano é algo gigantesco e não tem como a gente fazer toda uma limpeza, mas dá para amenizar. Completou Célio Laurentino dos Santos.
Célio pescador foi enfático ao falar da necessidade e importância de se cuidar dos trabalhadores e trabalhadoras do mar. O pescador presidente da colônia Z-25 também mostrou para reportagem o planejamento estratégico* realizado em parceria com o Coletivo Território Criativo e que prevê a luta pela criação de estaleiro, frigorífico e fábrica de gelo para atender às demandas da pesca local. Célio Pescador falou ainda que sonha com um espaço cultural onde seja contada a história da comunidade.
"Eu quero envelhecer com saúde, tranquilidade e paz. Para fazer isso, eu preciso falar com o João, com o Antônio, com o José, conhecer os filhos deles… Isso é identidade. Quando foge disso o povo fica muito individualista, cada um por si, perde a essência e fica muito sem graça", disse Célio.
Veja a matéria completa no Jornal Diário do Nordeste: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/carpinteiros-navais-e-pescadores-usam-conhecimento-ancestral-para-manter-oficios-e-tradicao-no-ceara-1.3408524
*O Planejamento Estratégico da Colônia Z-25, de Paraipaba, foi apresentado e discutido, em Brasília-DF, em uma reunião realizada no dia 23 de agosto de 2023 com o Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, numa ação conjunta entre o Coletivo Território Criativo e a Prefeitura de Paraipaba. A pesca e aquicultura são apoiadas pelo Coletivo Território Criativo, através da Estratégia Paraipaba+35, como parte de um setor considerado estratégico para o desenvolvimento sustentável do Municipio.
W. Del Campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário