Representantes da Cultura de Lagoinha se reúnem no Mirante |
No inicio da noite do dia 11 de outubro, de 2023, o Instituto Landuá das Artes, uma das mais importantes entidades da sociedade civil do Vale do Curú, reuniu artistas, artesãos e fazedores de cultura da praia de Lagoinha, em Paraipaba, litoral Oeste do Ceará, para conversar sobre a retomada das atividades da entidade naquela localidade.
O presidente do Instituto Landuá Artes, Sr. Rafael, músico, artista plástico e artesão, Fez referência à história da entidade, à sua contribuição para a cultura de Paraipaba, abriu a reunião agradecendo a presença de todas e todos e anunciando que o Instituto está retomando as ações na Praia.
Sr. Rafael, à esquerda, preside o Instituto Landuá das Artes. |
A reunião, que aconteceu no Mirante da praia de Lagoinha, contou com a participação do gestor de cultura de Paraipaba, o artista plástico e produtor cultural, Dedé Pacheco, que falou do crescimento da atividade do artesanato no município e da necessidade de ampliar o apoio a esse segmento. Dedé Pacheco também falou da importância dos artistas, artesãos e fazedores de cultura de Lagoinha participarem das ações da Lei Paulo Gustavo/LPG, se colocando à disposição para auxiliar no que for necessário.
Grupo de Tradições Culturais do Bairro Criativo Vila Pôr do Sol |
O Coletivo Território Criativo/TC, parceiro do Instituto Landuá das Artes desde a sua fundação, também enviou representação para a reunião, e enfatizou a necessidade de aproximação entre os segmentos da cultura e do turismo do municipio, além da ocupação física de espaços nas praças, orla, Mirante e demais locais turísticos de Paraipaba pelos artistas, artesãos e fazedores de cultura. O TC colocou à disposição as suas áreas de planejamento e de advocacy para apoiar a nova fase do Instituto Landuá.
Resultados
A reunião definiu que o Instituto Landuá das Artes vai promover a reestruturação dos seus quadros dirigentes e reforçar a atuação da entidade;
O encontro também definiu que o instituto Landuá das Artes deverá promover uma feira de artesanato e produtos diversos no Mirante da Praia de Lagoinha. A feira deverá, preferencialmente, ter uma primeira edição no inicio do mês de novembro/2023.
*O Coletivo Território Criativo apoia o setor da Cultura de Paraipaba por meio da Estratégia Paraipaba+35 que promove o desenvolvimento sustentável do Município.
W. Del Campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário