Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Moda Hip Hop

 

Claudio Silveira, diretor-geral do DFB, conhece o projeto "Moda Hip Hop".

O Dragão Fashion Brasil (DFB) e o Coletivo Território Criativo estão conversando. Claudio Silveira, responsável pelo evento multicultural que é atualmente o "maior encontro de moda autoral da América Latina", recebeu a estudante de design de moda, Joyci Moreal, e uma representação do Coletivo Território Criativo. No encontro, Cláudio apresentou a impressionante estrutura da versão 2024 do evento, e conheceu o projeto "Moda Hip Hop" lançado em 2023 durante as comemorações do Cinquentenário Mundial da Cultura Hip Hop & Semana Estadual do Hip Hop do Ceará. 

O projeto "Moda Hip Hop" faz parte das ações do Coletivo Território Criativo e FCH2 relacionadas com o desenvolvimento da Economia Criativa do Hip Hop, e foi lançado no dia 16/12/2023 por meio de um workshop e de um desfile de moda autoral realizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/CDMAC. Na ocasião, 9 estudantes do curso de design de moda da Universidade Estácio/Via Corpvs participaram do projeto desde a criação de croquis até a produção do desfile.

Segundo o  diretor-geral do DFB, Cláudio Silveira, “Este ano, o ciclo lunar chinês é regido pelo Dragão, símbolo de sorte e portador de prosperidade. E é também a celebração dos 25 anos de DFB. Para ele, nada mais justo que o Dragão personifique essa fonte de inspiração.

Não foram revelados detalhes da conversa, mas cresce a expectativa por uma nova versão do projeto "Moda Hip Hop" que vem buscando parcerias com instituições como,  o Instituto Mirante, o Centro de Design do Ceará/Kuya, a Universidade Estácio, Sebrae, o próprio DFB e grandes nomes da Cultura Hip Hop.

Leia também: https://br.fashionnetwork.com/news/Dfb-festival-lanca-edital-do-concurso-dos-novos-2024-,1605244.html

 

Cosmos Filho.

 

 



quarta-feira, 15 de maio de 2024

Prédios da COHAB serão entregues para a Cultura

 

Polo Criativo do Conj. Ceará, Aldeia Hip Hop e Território Criativo se reúnem com COHAB

A área de advocacy do Coletivo Território Criativo articulou uma reunião entre o Polo Criativo do Conjunto Ceará, o Coletivo Aldeia Hip Hop, e a Companhia de Habitação do Ceará/COHAB. O diálogo aconteceu na manhã do dia 15/05/2024 e tratou do repasse de prédios pertencentes à COHAB para entidades da sociedade civil que que já fazem uso deles com resultados comunitários e sociais. 

Os prédios reivindicados estão localizados em Fortaleza, no Conjunto Ceará; e em Caucaia, Nova Metrópole, respectivamente. No Conjunto Ceará trata-se do prédio sede do Centro Cultural Patativa do Assaré, entidade cultural e de empreendedorismo que faz parte do Polo Criativo do Conjunto Ceará. No Conjunto Nova Metrópole, o prédio solicitado é a sede do Coletivo Aldeia Hip Hop que abriga grande diversidade cultural agregando o trabalho de vários artistas, produtores criativos, grupos e coletivos de Caucaia e região metropolitana de Fortaleza.

A pauta foi acolhida e discutida, e as organizações sociais receberam o apoio da COHAB e definiram juntas os novos passos que devem ser trilhados para efetivar a entrega dos equipamentos para as comunidades em que estão inseridos. Além de grupos e coletivos culturais e criativos atuantes nos dois territórios, também serão envolvidos a Casa Civil do Governo do Estado, a Secretaria estadual de Articulação Política, a  Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e a Prefeitura Municipal de Caucaia. O Coletivo Território Criativo, o Coletivo Aldeia Hip Hop e o Polo Criativo do Conjunto Ceará consideraram a reunião bastante produtiva e efetiva e deverão mobilizar mais agentes criativos nos dois municipios para dar sequência à construção das soluções almejadas.

No Conjunto Ceará, o Polo Criativo e o Coletivo Território Criativo deverão conversar com os empreendedores do Centro Cultural Patativa do Assaré e com os artistas, criativos e produtores culturais locais para alinhar as próximas ações.


Cosmos Filho.



terça-feira, 14 de maio de 2024

Conjunto Ceará terá Zona Viva no Polo Criativo

 

Secretária Onélia Santana se compromete a instalar um Zona Viva no Conjunto Ceará

O Polo Criativo do Conjunto Ceará obteve uma importante conquista na manhã do dia 14/05/2024. Em reunião com a Secretária de Proteção Social, do Governo do estado, Onélia Santana, os criativos do Conjunto Ceará, conseguiram a instalação de uma unidade do projeto "Zona Viva" no bairro. O equipamento deve ser instalado no mesmo espaço onde se localizava a sede do Coletivo Território Criativo/TC, indevidamente demolida pelo próprio Estado.

Polo Criativo do Conjunto Ceará com a Secretária da Proteção Social do estado, Onélia Santana
A ação não só funciona como uma reparação ao Movimento Cultural do Conjunto Ceará, que volta a contar com um espaço multiuso e colaborativo, como era a sede do TC, para criar, organizar e implementar atividades artísticas, culturais e criativas, mas também representa um grande avanço para o Polo Criativo que passa a atrair e catalisar uma série de politicas públicas, intensificando o seu papel de Hub Social na região.  

Além da presença dos integrantes do Polo Criativo do Conjunto Ceará, a reunião contou ainda com a participação do Secretário Executivo da Secretaria de Proteção Social, Sandro Camilo; do Secretário Executivo da Secretaria de Articulação Política do Governo do estado; Antônio Carlos, que articulou a reunião; com representação do Coletivo Território Criativo; e com a participação do Secretário da Cultura de Paraipaba, Dedé Pacheco, que apresentou demandas do seu municipio e reivindicou uma Zona Viva para Paraipaba. 

Saiba mais sobre o projeto Zona Viva:  https://www.sspds.ce.gov.br/2023/08/04/com-foco-na-qualificacao-profissional-tecnologia-e-cultura-governo-do-ceara-inaugura-zona-viva-no-residencial-jose-euclides/

 

Parabéns aos militantes, ativistas e criativos do Polo Criativo do Conjunto Ceará! 


Cosmos Filho.


Paraipaba: Cultura e Proteção Social

 

Dedé Pacheco se reuniu com Onélia Santana

O Secretário da Cultura de Paraipaba, Dedé Pacheco, se reuniu com Onélia Santana,  Secretária da Proteção Social, do Governo do Estado. A reunião aconteceu na manhã do dia 14/05/2024. Acompanhado pelo Coletivo Território Criativo, Polo Criativo do Conjunto Ceará e pelo Secretário Executivo de Articulação Política da Casa Civil, Antônio Carlos, o Secretário da Cultura de Paraipaba conversou com a secretária Onélia sobre politicas públicas de proteção social para o Bairro Criativo Vila Pôr do Sol e outras comunidades do Município, e prospectou oportunidades e sinergias entre cultura, proteção social, economia criativa e desenvolvimento sustentável. Dedé Pacheco solicitou à secretária Onélia a instalação de uma "Zona Viva" como incremento do Bairro Criativo Vila Pôr do Sol e para ampliar a proteção social aos paraipabenses. Com a manifestação de Dedé Pacheco, Paraipaba se torna o primeiro municipio do interior do estado a reivindicar o equipamento, que, por enquanto, só tem sido instalado em comunidades da capital.

Saiba mais sobre o projeto Zona Viva: https://www.sspds.ce.gov.br/2023/08/04/com-foco-na-qualificacao-profissional-tecnologia-e-cultura-governo-do-ceara-inaugura-zona-viva-no-residencial-jose-euclides/

O Secretário da Cultura de Paraipaba segue com intensa agenda com as secretarias e órgãos governamentais estaduais construindo parcerias intersetoriais em prol do setor cultural.


Cosmos Filho.



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Secult Paraipaba mobiliza contra o racismo

 

Encontro mobilizou poder público e sociedade civil contra o racismo

No dia 08 de maio de 2024, a Secretaria  da Cultura de Paraipaba recebeu a visita da Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva, para apresentar o Selo "Município Sem Racismo"ao qual Paraipaba está aderindo.

O Selo "Município Sem Racismo", foi instituído pela lei estadual nº17. 704/2021, e já foi entregue aos municípios de Beberibe; Brejo Santo; Crato; Horizonte e Icapuí, que assumiram, junto ao Estado, o compromisso pela busca da equidade racial, além de implementar ações que fortalecem e valorizam a população negra, povos e comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos.

Paraipaba se candidata ao Selo "Municipio Sem Racismo" apresentando, inclusive, ações já desenvolvidas como a inclusão de ações afirmativas nos editais da Lei Paulo Gustavo/LPG e lei Aldir Blanc/PNAB e na própria constituição da Secretária da Cultura adota a política de ter sempre em seus quadros vários profissionais negros, e que é composta por uma coordenação de inclusão e igualdade racial.

A secretária da Secretaria da Igualdade Racial/Seir, Zelma Madeira, afirmou que a entrega dos selos é uma forma de concretização de uma política pública.

“Como secretaria nossa preocupação é em consolidar uma política de igualdade racial. Então, o selo Município Sem Racismo é uma estratégia dessa secretaria de chegar até os municípios. Nossa intenção é chegar aos 184 municípios, para que eles mostrem para nós o que estão fazendo dentro do campo da igualdade racial”, explicou a secretaria.

 
O evento discutiu, além do selo, a importância das politicas públicas de igualdade racial para o desenvolvimento do Municipio, temas como "A Economia do Negro" e "Economia Criativa" relacionada com a Cultura Negra foram abordados na perspectiva da promoção da inclusão socioeconômica e do desenvolvimento sustentável. 
 
Articulação e Intersetorialidade
 
A relação entre as politicas de igualdade racial e o desenvolvimento econômico de Paraipaba foi abordada também na perspectiva da intersetorialidade, se enfatizando a necessária parceria entre secretarias e órgãos da gestão municipal. Participaram do evento, representantes das secretarias de Assistência Social, Turismo, Agropecuária, Cultura e Saúde.
 
Pela sociedade civil participaram representantes de entidades, coletivos e grupos culturais, a exemplo do Conselho Municipal do Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Instituto CAMUÁ, Instituto landuá, Associação Viver e Brilhar, Instituto Chico Mendes, Associação dos Restaurantes, Pousadas e Hoteis de Lagoinha e Coletivo Território Criativo.
 .
 
 
 
W. Del Campo
Com informações complementares do Governo do Ceará.
 
 


quarta-feira, 8 de maio de 2024

"Missões Educadoras" - com Johnson Sales (em breve)

 

Johnson Sales no podcast Missões Educadoras
O Sociólogo e pesquisador da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes e da Universidade Federal do Ceará/UFC, Johnson Sales, participou do  Podcast "Missões Educadoras" conduzido pelo cineasta, educador e ativista social, Egídio Guerra. Fragmentos da sua trajetória  pessoal, projetos e realizações no setor cidadão, influência em políticas públicas, a sua relação com a Economia Criativa, história no Hip Hop, vida acadêmica, e experiências internacionais, foram abordados em um bate-papo descontraído entre os dois amigos. Em breve divulgaremos o vídeo e mais informações.

Conheça os conteúdos do "Missões Educadoras": https://youtu.be/6qAPKKxH4Yw

 

 

Cosmos Filho.

 

 



Nordeste em amarelo

 

Excelente reflexão de PH Santos sobre as consequências de obras que se valem de falsa representatividade para reforçar preconceitos, estereótipos e xenofobia contra os Nordestinos. na percepção do crítico, do filtro amarelo de "No Rancho Fundo" ao humor depreciativo de "Bem Vinda a Quixeramobim", o mito do Nordestino como o "Bom Selvagem" segue arrecadando dinheiro, e aplausos de fora, e de dentro, da "jaula".


Cosmos Filho.



 

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Mais de cem mil visualizações

 


Passamos a marca de 100.000 visualizações! Agradecemos aos nossos leitores e leitoras e nos comprometemos a continuar informando e formando com qualidade. GRATIDÃO!! 

Convidamos você a acessar, seguir e compartilhar os nossos conteúdos: http://blogmundospossiveis.blogspot.com/

 

A redação.

 

 

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Mais recursos para a Cultura de Paraipaba

 

Dedé Pacheco com a Secretária da Cultura do Ceará, Luiza Cela.

O Secretário da Cultura de Paraipaba, Dedé Pacheco, se reuniu com Luisa Cela, Secretária da Cultura do Estado do Ceará, e conversou sobre os avanços do setor em Paraipaba, a recriação do órgão municipal de cultura, a gestão da Lei Paulo Gustavo/LPG, e a criação do Sistema Municipal de Cultura/SMC. Paraipaba é um dos municipios mais avançados em relação à criação do SMC.

A secretária falou sobre o pacote de investimentos, no valor de R$ 30 milhões, destinados pelo Governador Elmano de Freitas (PT) para o Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura, e que Paraipaba deverá receber parte desses recursos ainda em 2024. Dedé Pacheco reiterou o interesse e a importância de Paraipaba contar com um "CEU da Cultura" (o Municipio se encontra habilitado e aguardando ser contemplado), e Luisa Cela se comprometeu em apoiar  a reivindicação do Municipio. 

O secretário Dedé Pacheco ainda conseguiu o compromisso da secretária em apoiar a Semana Cultural que deverá acontecer em Julho, no período da regata de Lagoinha, e a parceria para realizar qualificações e formações direcionadas ao setor cultural de Paraipaba.


Cosmos Filho.



quarta-feira, 1 de maio de 2024

Novidades para a Moda do Hip Hop

 

Prof. André Abrahão, Coord. do Curso Design de Moda representa a Estácio Via Corpvs na parceria

Projeto ousado e grandes novidades estão sendo articulados entre o Coletivo Território Criativo, Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 e Universidade Estácio-Via Corpvs. Na noite da terça-feira, 30 de abril, estiveram reunidos representantes da Universidade Estácio, do Fórum Cearense de Hip Hop, alunos do Curso de Design de Moda, e membros do Coletivo Território Criativo. Em discussão, a continuidade da parceria iniciada para a Semana Estadual do Hip Hop/SEH2 2023 quando a estudante do curso de Design de Moda, Joycianne Moreal, concebeu e propôs à Universidade e ao FCH2, o primeiro desfile de moda autoral baseada na Cultura Hip Hop no Ceará, e que foi realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura durante a Semana Estadual do Hip Hop 2023, com a participação dos alunos que criaram as roupas e organizaram um desfile que teve modelos profissionais e membros do Hip Hop na passarela mostrando as criações dos estudantes sob a orientação de professores da Estácio e de coordenadores do FCH2 e Território Criativo.

A estilista Joyci Moreal posa com suas criações e modelos do Hip Hop, Thais e ZO.

Na reunião, as instituições renovaram a parceria e acordaram novas ações que devem impulsionar a relação entre o Curso de Design de Moda, a Cultura Hip Hop, o empreendedorismo e a economia criativa.

Um desfile de Moda Hip Hop deverá ser realizado no campus da Universidade Via Corpvs ainda no mês de maio, e serão trabalhados o desenvolvimento de novos produtos da cadeia produtiva da moda Hip Hop a serem apresentados durante a Semana Estadual do Hip Hop (SEH2-2024). Também ficou acordado o inicio dos procedimentos visando a criação de uma "Empresa Júnior de Design de Moda" para o Curso com o apoio do Coletivo Território Criativo e de um conjunto de parceiros estratégicos.


Cosmos Filho.