Produtores rurais do município de Paraipaba se reuniram na noite do dia 28 de novembro, no auditório da prefeitura local, para definir os pontos de pauta que apresentarão em reunião a ser realizada no Palácio da Abolição. Os agricultores levarão as suas principais demandas ao governo do estado em busca de soluções e apoio.
Paraipaba é o maior produtor de coco do estado, mas seus agricultores sofrem sem políticas públicas, e abandonados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca/DNOCS que interrompeu a irrigação do Perímetro Curu-Paraipaba, em 2014, sem oferecer nenhuma alternativa aos produtores que carecem de água, assistência técnica e apoio para a produção e comercialização.
Os produtores lançaram um movimento de Reorganização e Valorização da Agricultura de Paraipaba e deram inicio a uma agenda positiva com autoridades e parceiros públicos e privados para fortalecer a atividade agrícola na região.
A reunião foi coordenada pelo Coletivo Território Criativo e pela Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos/Seagro de Paraipaba e contou com a presença de várias associações da categoria, sindicatos rurais e SEBRAE. O Movimento apresentará as suas demandas ao Governo do Estado, no Palácio da Abolição, na próxima semana.
Durante a reunião, que contou com a participação do Sindicato SINRURAL, com sede em Trairi, o secretário Jean, da Seagro de Paraipaba, defendeu que o Movimento se articule com agricultores de outros municipios que enfrentam os mesmos problemas e amplie a luta contando também com produtores de outras regiões.
Saiba mais sobre a importância da agricultura de Paraipaba: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/cidade-do-litoral-oeste-do-ceara-e-a-maior-produtora-de-coco-do-brasil-saiba-qual-1.3567931
W. Del Campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário