Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Síndrome de Ulisses (Sexo, drogas, romance, solidariedade e violência em París)



Um transtorno mental que afeta a maioria dos imigrantes ilegais. A síndrome é desencadeada sobretudo pela sensação de perda, insegurança e instabilidade  por que uma pessoa passa ao abandonar o seu país de origem e ter que submeter-se à cultura e rigores de um País diferente, em condições desfavoráveis. Isso é o que os psiquiatras definem como "A Síndrome de Ulisses". 

Esse também é o título do livro de Santiago Gamboa. E nele é possivel testemunhar uma "Colgate" misturada em água quente, em uma panela, virar um drink; ver París desmoronando em seu glamour e mergulhando em sombrios lugares físicos, mentais e nas almas mais afetadas dos diversos recantos e países do mundo, através dos personagens, que segundo o autor, fazem de París o único lugar do planeta que todos sonham em deixar e ao mesmo tempo, fazem de tudo para permanecer.

Drogas, sexo, solidariedade, mistério, tem também! E muito mais! Gamboa e seu personagem Esteban, fizeram de seu "A Síndrome de Ulisses" um mosaico social e psicológico do universo do imigrante moderno. Uma escrita cativante que literalmente lhe arrasta página por página, e lhe convida a rever conceitos e tabus. Violência, alcoolismo, prostituição, romance, suicidio, literatura, música, tudo entrecortado, sobreposto ou disposto numa capilaridade surpreendente lauda após lauda. De Bogotá à París os sonhos e os homens e mulheres vão se decompondo numa velocidade e densidade que nos leva a repensar a vida.

Eu recomendo! Boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário