Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

O Homem vazio



O relógio marcava 3:27 da madrugada. Acordara suando muito e impaciente. Notou que sentia uma terrível sensação de vazio. Se achava um homem vazio! Ele. Não sua vida. Sua vida era plena; cheia de possibilidades, pessoas interessantes e acontecimentos normais e anormais. Mas sua pessoa, essa sim, era destituída de conteúdos relevantes. 

Os muitos relacionamentos amorosos, sexuais, amorosos-sexuais, representavam uma prova inconteste de sua falta de profundidade, já que acreditava que nesse caso, a quantidade denunciava a escassez de qualidade. Foi até a geladeira e serviu-se de um copo de chá gelado. Notou que as paredes da cozinha pareciam úmidas e que a tinta amarela já descascava ameaçando precipitar-se sobre a cerâmica grande, preta e antiderrapante que também já apresentava sinais de desgaste. A casa toda parecia em acentuada decadência. Isto lhe fez pensar em como havia negligenciado aspectos importantes da sua vida nos últimos vinte anos. A vida lhe pareceu nesse instante com uma casa mal cuidada, pelo menos a sua especificamente, um desses imóveis dignos e nobres com uma robusta tradição familiar, com histórias acomodadas nos seus vários cômodos, uma casa que outrora representou a prosperidade e todo o orgulho pouco discricionário da família. Mas que uma vez passada de mão em mão através dos anos, termina por cair em mãos desleixadas de pessoas rasas de conteúdo como ele.

Pensou em fumar um cigarro e desistiu. O mais sensato seria voltar para a cama e tentar dormir e pela manhã procurar algum pintor; ou pedreiro; ou bombeiro hidráulico; ou carpinteiro; qualquer profissional desses que se encontra nesses catálogos de serviços de bairro ou na internet e começar uma reforma na casa.

Quanto a sua propria vida? Provavelmente ainda seguiria descascando a textura amarelada por algum tempo. Afinal, profissionais para consertá-la, até existem. Mas a reforma, para funcionar de verdade, terá que ser feita por ele mesmo e contar com insumos e materiais que atualmente acredita estarem em falta já que se considera um homem vazio.

Don Johnson de Sales.



Nenhum comentário:

Postar um comentário